ROMANCES HISTÓRICOS DE CHICO XAVIER E EMMANUEL

EPISÓDIOS HISTÓRICOS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO
 


1. HÁ DOIS MIL ANOS
2. CINQUENTA ANOS DEPOIS
3.  PAULO E ESTEVÃO
4. AVE, CRISTO!
5. RENÚNCIA                   

A Coleção Vidas de Emmanuel pode ser considerada a obra-prima da literatura mediúnica. Através dos cinco romances de Emmanuel, com a psicografia de Francisco Cândido Xavier, somos apresentados às diversas encarnações do Espírito Emmanuel, numa trajetória temporal que segue as primeiras etapas do Cristianismo Primitivo.

As cinco obras psicográficas que compõem essa coleção dos Romances de Emmanuel não possuem uma ordem específica para leitura e entendimento. Há apenas uma ordem cronológica de tempo em que as Vidas de Emmanuel são narradas, conforme nos esclarece Haroldo Dutra: "Os romances Paulo e Estevão e Há Dois Mil Anos acontecem no primeiro século, no início do Cristianismo, enquanto o romance Cinquenta Anos Depois já se passa no segundo século. O quarto romance trata do Cristianismo no século III, enquanto o último romance da coleção, a obra Renúncia, se passa no século XVII. 

São obras que falam de valores como o Perdão, Humildade, Amizade e Amor, virtudes que servem de alicerce para a evolução espiritual ao longo das Vidas de Emmanuel. Com enredo repleto de detalhes que nos remete ao tempo do Cristianismo Primitivo, será impossível não mergulhar no estudo dessas obras.